on sábado, 6 de setembro de 2008



A freguesia de São Bento, destaca-se, claramente, pelas particularidades da sua paisagem. Situada num planalto, que o homem compartimentou com muros de pedra solta, consequência da actividade de despedrega, sendo estes muros marcas evidentes da humanização desta paisagem, e que se tornaram na imagem desta região calcária e que lhe dão actualmente, um aspecto tão característico. Aqui e ali é possível ainda encontrar restos de uma arquitectura tradicional assente na utilização da pedra: casas de habitação, anexos, abrigos de pastor.
A mais antiga referência conhecida sobre esta freguesia, é o documento que refere que em 1560 habitavam a Pia Carneira Lopo João e sua mulher Águeda Maria, que aí mandaram construir uma Capela em honra do Divino Mártir S. Sebastião, para agradecerem o refúgio ali encontrado quando andavam fugidos à justiça régia. Deram também o nome á localidade de Pia do Lopo, Pia Carneira, Pia Corseira e Chão das Pias; Nomes que foram de suas filhas.
Actualmente a economia da freguesia baseia-se na criação de gado bovino, na olivicultura, na exploração de calçada, nas industrias transformadoras de mármores e granitos. Das actividades artesanais tradicionais da freguesia destaca-se o fabrico do Azeite, queijo, farinha, que merecem cada vez maior interesse por parte da população local.